Trabalho, Previdência e Assistência

Comissão vai debater jornada de trabalho em hospital do Rio Grande do Sul

26/10/2023 - 06:40  

Gilmar Félix / Câmara dos Deputados
Fernanda Melchionna fala durante reunião de comissão
Fernanda Melchionna é a autora do requerimento para a realização da audiência

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública nesta quinta-feira (26) para debater a carga horária dos trabalhadores do setor de higienização do Grupo Hospitalar Conceição, no Rio Grande do Sul.

Confira a lista de convidados da reunião, marcada para as 16 horas no plenário 8.

A autora do requerimento para a realização da audiência é a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS). Segundo ela, essa categoria profissional é a única do complexo hospitalar que trabalha 220 horas mensais, resultando na média de 55 horas por semana, enquanto o restante da equipe trabalha em jornadas de 44 horas semanais.

"Essa jornada extremamente exaustiva traz riscos concretos tanto para a saúde e segurança dos trabalhadores quanto dos pacientes atendidos nas unidades", alertou.

A deputada destaca que a higienização é um processo básico e fundamental para a garantia de condições adequadas em unidades de saúde, especialmente em um contexto como o da pandemia da Covid-19. No entanto, ela considera que uma jornada tão extensa deixam os trabalhadores do setor mais vulneráveis, aumentando o risco de cometimento de erros.

Da Redação - RB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.