Educação, cultura e esportes

Comissões debatem nesta quarta-feira o futuro das universidades comunitárias

04/10/2023 - 08:59  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Deputado Pedro Uczai (PT-SC) fala em comissão na Câmara dos Deputados
O deputado Pedro Uczai pediu a realização da audiência pública

As comissões de Educação; e de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados discutem nesta quarta-feira (4) o futuro das universidades comunitárias. O debate está marcado para as 15 horas, no plenário 3, e poderá ser acompanhado pelo canal da Câmara no YouTube.

O deputado Pedro Uczai (PT-SC), que pediu a audiência pública, diz que a importância das universidades comunitárias na educação superior brasileira é incontestável.

"Representando um modelo educacional ímpar, essas instituições sem fins lucrativos têm desempenhado um papel fundamental no acesso à educação de qualidade e no desenvolvimento do País", destaca.

Desenvolvimento regional
Para ele, essas universidades são agentes de inclusão educacional e desenvolvimento regional. "No cenário educacional brasileiro, essas instituições emergiram como resposta à demanda por educação de qualidade, muitas vezes nas regiões mais remotas do País", afirma.

"Um exemplo notável é o estado de Santa Catarina, onde a maioria dessas instituições surgiu na década de 70, com a missão de levar o ensino superior para o interior do estado", cita o deputado.

"A realização de uma audiência pública sobre o futuro das universidades comunitárias é vital para garantir que essas instituições continuem a desempenhar um papel crucial na promoção da educação de qualidade no Brasil", conclui.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.