Economia

Comissão discute tributos sobre compras de produtos importados feitas pela internet

05/10/2023 - 07:56  

santorini/Depositphotos
Economia - comércio eletrônico - internet - compras on line - compras pela internet -
Atualmente, compras até US$ 50 não são taxadas

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados discute nesta quinta-feira (5) a tributação de compras de produtos importados feitas pela internet. A audiência será realizada no plenário 5, às 9h30.

O debate é uma iniciativa do deputado Zé Neto (PT-BA). Ele afirma que é preciso avaliar como funciona atualmente a cobrança de tributos sobre bens importados comercializados por meio eletrônico para que não sejam criadas distorções em relação aos produtos vendidos no Brasil.

Confira a pauta e a lista de convidados da reunião 

O parlamentar lembra que o governo federal zerou, desde agosto, a alíquota do Imposto de Importação para compras internacionais de até US$ 50 feitas pela internet. A medida é válida para empresas de e-commerce que fazem parte do programa Remessa Conforme, da Receita Federal.

Na opinião de Zé Neto, o benefício cria uma concorrência desleal entre empresas, prejudicando os varejistas nacionais. "Os varejistas e as indústrias instalados no Brasil, sejam de pequeno, médio ou grande porte, que estão em conformidade com a legislação tributária recolhem tributos sobre toda e qualquer venda realizada, não tendo, portanto, nenhum benefício por seguir as regras", diz.

Da Redação - MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.