Acompanhe

Comissão de Educação Palestra - 09/10/2019

Íntegra da reunião

Palestra - 09/10/2019

Áudio

Trechos por orador

Inicio da apresentação do vídeo

Término da apresentação do vídeo

FIM DA SESSÃO

Detalhes

Tema:
Educação, Arte, Leitura e Cultura: diretrizes e boas práticas
Local:
Anexo II, Plenário 10
Início:
09/10/2019 às 08h00
Término:
09/10/2019 às 09h06
Situação:
Encerrada
Informações:
Ciclo de Debates da Comissão de Educação em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação

REQ nº 65/19 - Dep. Professora Rosa Neide (PT-MT)

Mediador: Dep. Waldenor Pereira (PT/BA)

Palestrantes:

ALTIR PERUZZO Gestor responsável pelo Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas - Juína
ADRIANO SOUZA Secretário Adjunto da Secretaria de Educação e Cultura de Juína)
SILVIA MACHADO - Bacharel em Produção Cultural, Diretora de Cultura do município de Juína, responsável pela implementação do Sistema Municipal de Cultura de Juína e outras iniciativas.

Coordenadora: Dep. Professora Rosa Neide


Síntese da Palestra: apresentar e discutir os desafios e as boas experiências na implementação da Política Nacional de Leitura e Escrita e do Plano Nacional do Livro e Leitura e sua intersecção com as políticas educacionais, materializadas em experiências municipais concretas. A palestra explicitará princípios, diretrizes e ações concretas de articulação entre a política de educação e as políticas de estímulo à leitura, ao conhecimento, às tecnologias e ao desenvolvimento educacional, cultural e social. Outubro é um mês que, além de fazer referência aos professores (dia 5 de outubro é o Dia Mundial do Professor é dia 15 é o Dia do Professor), faz referência, também, à leitura, ao livro e à biblioteca: dia 12 de outubro é o Dia Nacional da Leitura, 29 de outubro, Dia Nacional do Livro, sendo a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca celebrada entre os dias 23 e 29 de outubro. Importante um momento de reflexão sobre as práticas de estímulo à leitura e de articulação entre as políticas culturais e educacionais.


Minicurrículo dos Palestrantes:

ALTIR PERUZZO
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT – 2009 e possui Curso Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica da Federal de Concórdia SC - 1983. Foi Líder Pastoral e Comunitário. Vereador por dois mandatos. Foi, também, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Vice prefeito e Deputado Estadual. Prefeito por três vezes de Juína-MT. Gestor premiado por seu trabalho com a Biblioteca Pública Municipal colocada entre as 10 bibliotecas públicas brasileiras que mais contribuem com o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e com a transformação social de suas comunidades.


ADRIANO SOUZA
Pedagogo, especialista em orientação educacional, com MBA em Comunicação Social, cerimonialista e gestor de eventos. Coordenador de programas de livro e leitura e coordenador do premiado Programa de Bibliotecas de Juína e outras iniciativas igualmente reconhecidas no campo educativo e cultural. É Secretário-adjunto de Cultura do município de Juína.