É falso que deputados federais só trabalham dois dias na semana
Além das sessões no Plenário da Câmara, o trabalho ocorre nas comissões temáticas, externas, CPIs e nas bases eleitorais dos parlamentares
24/09/2019 - 10:34
A imagem comumente distribuída do Plenário da Câmara vazio como prova de que os deputados não trabalham determinados dias da semana não corresponde à realidade. O Plenário é o local onde são realizadas as sessões que reúnem todos os deputados, sejam de votação ou de debate. As sessões ocorrem de segunda a sexta-feira, sendo que o quórum é maior nos dias de votação.
Mas a atividade legislativa não se resume ao Plenário. Toda matéria legislativa tramita primeiramente pelas comissões temáticas permanentes ou especiais, que se reúnem ordinariamente de terça a quinta-feira. É lá onde ocorrem os debates e discussões com a participação da sociedade em geral, sobre todos os temas ou assuntos de seu interesse. É também no âmbito das comissões que se apresentam e se estudam todos os dados, antecedentes, circunstâncias e conveniência de um projeto.
Além das comissões permanentes e especiais, existem ainda as comissões externas, criadas para acompanhar assunto específico em localidade situada fora da sede da Câmara. Exatamente por isso, esse acompanhamento, em geral, é feito às segundas e sextas-feiras. Há também as comissões parlamentares de inquérito (CPIs), destinadas a investigar fato determinado, que podem realizar diligências fora de Brasília e até mesmo atuar durante o recesso parlamentar.
Os deputados federais trabalham também em suas bases eleitorais, ou seja, nos estados por onde foram eleitos, recebendo lideranças da sociedade, prefeitos, governadores e parlamentares locais para ouvir as demandas e discutir propostas. Isso ocorre mais nas segundas e sextas-feiras, quando normalmente não há votação no Plenário. Além disso, parlamentares que estão como relatores de algum projeto precisam estudar o assunto a fundo, reunir-se com especialistas e consultores das áreas envolvidas na matéria e elaborar seus pareceres.