Selo de item falso É falso que CCJ da Câmara suspendeu o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro que tramita no STF

Vídeo que circula na internet refere-se à aprovação, em maio, pelo Plenário da Câmara, da suspensão da ação penal contra o deputado Delegado Ramagem

08/09/2025 - 14:18

A sustação da ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Delegado Ramagem (PL-RJ), aprovada pela Câmara dos Deputados, está relacionada a atos do 8 de janeiro. A Casa entendeu que os crimes dos quais o parlamentar é acusado teriam sido praticados depois da diplomação e, por isso, caberia aos deputados decidirem sobre o andamento da ação penal.

O vídeo que circula na internet refere-se à aprovação, em maio deste ano, pelo Plenário da Câmara, da suspensão da ação penal contra o deputado Delegado Ramagem. A CCJ e o plenário da Câmara não votaram suspensão do julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Após decisão da Câmara relativa ao deputado Delegado Ramagem, a Primeira Turma do STF suspendeu, até o fim do mandato do parlamentar, a parte relativa às acusações que se referem aos eventos do dia 8 de janeiro, quando o deputado já tinha sido diplomado. A Corte também estabeleceu que a imunidade parlamentar aplica-se somente à Ramagem, sem beneficiar outros investigados no mesmo processo.