É falso que deputada usou verba pública para contratar funcionário para exercer cargo de nutricionista
Os cargos de secretário parlamentar têm a finalidade de prestar serviços de secretaria, assistência e assessoria do mandato parlamentar
14/08/2025 - 12:09
O cargo de nutricionista não está previsto no quadro de secretariado parlamentar da Câmara dos Deputados. Conforme estabelece o Ato da Mesa 72/1997, que trata das normas para contratação e atuação desses servidores, os secretários parlamentares prestam serviços de secretaria, de assistência e de assessoramento a deputadas e deputados – em Brasília ou no estado. Os 24 secretários parlamentares lotados no gabinete da deputada Júlia Zanatta estão contratados de acordo com as regras previstas na legislação interna. O Ato da Mesa 72/1997 prevê ainda que o parlamentar é responsável pela indicação dos funcionários que vão compor seu gabinete.
As atribuições dos secretários parlamentares envolvem atividades como atendimento às pessoas no gabinete; pesquisa; administração da caixa postal eletrônica e da agenda do deputado; condução de veículo de propriedade do parlamentar; elaboração de minutas de matérias legislativas e de pronunciamentos; assessoramento do parlamentar nas reuniões de comissões, audiências públicas, sessões do Plenário e outros eventos; acompanhamento de matérias legislativas de interesse do parlamentar; entre outras.