Selo de item falso É falso que deputada usou verba pública para contratar funcionário para exercer cargo de maquiador

Os cargos de secretário parlamentar têm a finalidade de prestar serviços de secretaria, assistência e assessoria do mandato parlamentar

08/07/2025 - 15:02

Não há no quadro de secretário parlamentar da Câmara dos Deputados o cargo de maquiador. Conforme consta na Transparência do portal da Casa, atualmente estão lotados no gabinete da deputada Erika Hilton treze secretários parlamentares, contratados de acordo com as regras previstas no Ato da Mesa 72/1997, com a finalidade de prestar serviços de secretaria, assistência e assessoramento à parlamentar. Pela norma, o deputado é responsável pela indicação dos funcionários que vão compor o gabinete para auxiliá-lo durante o mandato, seja em Brasília ou no estado.

As atribuições dos secretários parlamentares envolvem atividades como atendimento às pessoas no gabinete; pesquisa; administração da caixa postal eletrônica e da agenda do deputado; condução de veículo de propriedade do parlamentar; elaboração de minutas de matérias legislativas e de pronunciamentos; assessoramento do parlamentar nas reuniões de comissões, audiências públicas, sessões do Plenário e outros eventos; acompanhamento de matérias legislativas de interesse do parlamentar; entre outras.