Selo de item fato É fato que tramita na Câmara projeto que garante guarda compartilhada de pets

Atualmente, em casos de divórcio, os animais domésticos são tratados pela legislação como objetos, ou seja, são comparados aos bens do casal

07/12/2023 - 11:45

O Projeto de Lei 1806/2023, em tramitação na Câmara, prevê que animais de estimação podem ficar, após a separação, sob a responsabilidade de um ou de ambos os cônjuges (guarda compartilhada), considerando os interesses de cada um deles e dos filhos do casal, além do bem-estar do animal, inclusive quanto à responsabilidade financeira solidária.

Atualmente, em casos de divórcio, os animais domésticos são tratados pela legislação como um objeto, ou seja, são equiparados aos bens do casal. O PL 1806/23 altera o entendimento legal sobre os animais domésticos e os torna “seres sencientes”, ou seja, dotados de sensibilidade, que precisam de cuidados especiais.

O projeto altera o Código Civil e já foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente da Casa. Como tramita em caráter conclusivo, caso também seja aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o texto seguirá direto para análise pelo Senado, sem precisar passar pelo Plenário.