Cultura

Escultura de Athos Bulcão volta ao Salão Verde após ser restaurada

Muro Escultórico, uma das obras danificadas na invasão à Câmara dos Deputados no início do mês, será remontada nesta segunda-feira (30)

27/01/2023 - 15:38  

A Câmara dos Deputados remontou, nessa segunda-feira (30), no Salão Verde, o Muro Escultórico, de Athos Bulcão, uma das obras recuperadas pelo setor especializado na preservação do patrimônio após a invasão ao Congresso Nacional no dia 8 de janeiro.

O muro, esculpido em madeira laqueada verde, teve uma peça perfurada e precisou ser desmontado devido à umidade provocada pela água jogada pelos invasores no carpete com as mangueiras de incêndio.

Outras obras expostas no Salão Verde precisaram passar por higienização, como o painel Candangos, de Di Cavalcanti; o painel Araguaia, de Marianne Peretti, e as escultura do Anjo, de Alfredo Ceschiatti, e Dr. Ulysses Guimarães, de Clauberto Santos. No total, 64 itens foram afetados, dos quais 72% já foram tratados (restaurados e higienizados).

A primeira obra a ser devolvida à exposição foi a escultura Bailarina, de Victor Brecheret, situada no saguão de entrada da Câmara dos Deputados, sob a escada que leva ao Salão Verde, podendo ser vista por todos que entram na Casa pela Chapelaria.

Esculpida em 1920, em bronze fundido, com dimensões de 70x60x30cm, a obra refere-se à delicadeza e a sutileza das bailarinas e dos artistas. A peça foi doada à Câmara em 2015 por Sandra Brecheret Pellegrini, filha de Victor Brecheret. Durante o ataque, a escultura foi separada da base e jogada no chão, mas retornou no dia 11 de janeiro. após ser restaurada.

No mesmo espaço, também já foi recuperada e retornou à exposição a escultura em bronze Maria Maria, de Sônia Ebling.

Trabalho de restauração
Uma equipe especializada de 11 profissionais trabalha totalmente focada na recuperação das obras danificadas. Algumas peças sofreram graves danos, como é o caso de cinco presentes protocolares recebidos pela Câmara dos Deputados e que ficavam expostos perto da passagem para o Salão Azul do Senado.

As principais obras do Salão Verde foram higienizadas pela área de preservação e restauro da Casa um dia após a invasão. Os presentes protocolares ainda estão em restauração, assim como as duas maquetes do Palácio do Congresso Nacional que ficavam no Salão Verde. Dois presentes, entretanto, desapareceram após o ataque.

A previsão média de restauração de todas as obras é de 6 meses a 1 ano. Dentre as obras que vão demandar um tempo maior de recuperação está o painel de azulejos Ventania, uma das criações mais famosas de Athos Bulcão no Congresso Nacional. O painel foi criado no início da década de 70, quando o Edifício Principal sofreu um acréscimo de 15 m de largura ao longo de toda a sua fachada posterior.