Institucional

Câmara promove série de eventos sobre os 25 anos do centro de formação da Casa

04/10/2022 - 08:18  

O Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados completa 25 anos em 2022. Para celebrar a data, será realizada uma série de atividades para lembrar a história do órgão e divulgar o trabalho desenvolvido nas áreas de capacitação e educação. Entre elas, estão o lançamento do hotsite comemorativo; a instalação de painel e mural com infográficos, depoimentos e fotos; palestra sobre o projeto arquitetônico da sede do Cefor e apresentação do Coral da Câmara.

Criado em 1997 pelo Ato da Mesa 69/1997, o Cefor desenvolve ações de capacitação dos servidores por meio da oferta de cursos presenciais ou a distância, palestras e seminários ou por meio da prospecção de oportunidades de formação e treinamento oferecidas por outras instituições. Ao longo desses 25 anos, o Cefor já contabiliza mais de 3.500 cursos oferecidos, distribuídos em mais de 8.300 turmas, superando 180 mil alunos capacitados.

Paralelamente, o Cefor também se dedica à pesquisa acadêmica, por meio de seu Programa de Pós-Graduação, que abriga um Mestrado Profissional em Poder Legislativo. O programa envolve a disseminação de conhecimentos legislativos e institucionais por meio da produção técnico-acadêmica, da edição e da manutenção de periódicos especializados, e da realização de ações educacionais, seminários, ciclos de estudo, conferências e iniciativas congêneres.

Outra frente de atuação do Cefor são as atividades de educação para democracia, desenvolvidas diretamente ou em parceria, com o objetivo de fortalecer o Poder Legislativo, bem como o exercício da cidadania democrática. As ações envolvem programas institucionais voltados para estudantes, educadores e sociedade civil organizada, a exemplo do Parlamento Jovem Brasileiro, do Missão Pedagógica no Parlamento e da Oficina de Atuação no Parlamento.

História
A história das ações de capacitação da Câmara começa em 1971 com a criação da Coordenação de Seleção e Treinamento (CST), subordinada à Diretoria-Geral. O objetivo primordial da CST era realizar concursos públicos para prover os quadros para a Câmara dos Deputados na nova Capital Federal. Além disso, eram realizadas aulas de reforço do ensino supletivo e cursos de idiomas ministrados por educadores voluntários. Em 1985, todas as atividades de treinamento foram destinadas à CST.

Em 1997, foi instituído o Cefor, com o objetivo de planejar, promover, executar e avaliar programas e atividades de recrutamento, seleção, atualização, aperfeiçoamento, especialização e desenvolvimento de recursos humanos. Funcionou inicialmente no Anexo I da Câmara e, desde 2007, tem sede própria no Complexo Avançado da Câmara dos Deputados, na Via N3.

Desde 1997, houve a ampliação das atividades do órgão com a chegada de novos servidores e a ampliação do trabalho na Casa com a evolução do serviço público orientada pela reforma administrativa do período de 1994 a 2003 e pelas novas exigências das funções legislativas – como a regulamentação dos dispositivos constitucionais e o incremento da atuação das comissões de inquérito – além do surgimento de novos recursos tecnológicos.

Para conhecer cursos, conteúdos educativos e experiências presencias promovidas nestes 25 anos, acesse à página do Cefor.

Saiba mais sobre a atuação do Cefor nestes 25 anos