Educação

Câmara entrega na terça (26) medalhas e diplomas do Prêmio Darcy Ribeiro 2021

20/10/2021 - 08:40  

A Câmara entrega na terça-feira (26), às 15h, as medalhas e diplomas de menção honrosa aos escolhidos para a edição de 2021 do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação. A cerimônia, apenas para convidados, ocorre no Salão Negro do Congresso. Instituído pela Resolução 30/1998 e regulamentada pelo Ato da Mesa 31/2000, a premiação é concedida anualmente, a três pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações mereçam especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.

Os agraciados deste ano são a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Instituto Península e a professora Paula Beatriz de Sousa Cruz. As indicações são feitas por deputados e senadores e a escolha é feita pela maioria dos parlamentares integrantes da Comissão de Educação da Câmara, organizadora da premiação.

Mais informações podem ser obtidas na página da Comissão de Educação, por e-mail ou pelos telefones (61) 3216-6627/6621 e 6622.

Agraciados
- Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) - criada em 23 de maio de 1989, é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral. A Associação representa dois centros federais de educação tecnológica, dois Institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 68 universidades federais, localizadas em todos os estados da Federação e no Distrito Federal.

- Instituto Península - organização do terceiro setor que atua na área de Educação. Fundado em 2011 pela família de Abilio Diniz, atua de maneira sistêmica, para contribuir no avanço de políticas públicas que impactem positivamente a carreira docente, desde atratividade, profissionalização e valorização até o desenvolvimento contínuo dos educadores. A entidade tem atuado de forma colaborativa com a sociedade civil organizada, esferas dos poderes Executivo e Legislativo federal e com a Frente Parlamentar Mista de Educação.

- Professora Paula Beatriz de Sousa Cruz. Ela é a primeira mulher transexual a se tornar diretora de uma escola na rede estadual de ensino de São Paulo. É professora há mais de 30 anos na rede pública. Além do trabalho educacional, a docente se dedica ao combate à LGBTfobia e ao racismo. Formada em pedagogia e pós-graduada em gestão educacional e em Docência no Ensino Superior, ela iniciou sua carreira de professora aos 18 anos.

Sobre Darcy Ribeiro (1922-1997)
Antropólogo, romancista e político mineiro, Darcy Ribeiro foi um dos principais intelectuais brasileiros, fundador da Universidade de Brasília. Nascido em Montes Claros, formou-se pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP) em 1946. Como etnólogo do Serviço de Proteção ao Índio, passou períodos com diversas tribos indígenas. Publicou vários livros, dentre os quais A Política Indigenista Brasileira (1962).

Chefiou a Casa Civil da Presidência da República entre 1963 e 1964, durante o governo de João Goulart. No regime militar, exilou-se no Uruguai. De volta ao Brasil, foi eleito vice-governador do Rio de Janeiro na chapa liderada por Leonel Brizola, em 1982. Em 1990 elegeu-se senador pelo Rio. No seu último ano de vida, dedicou-se especialmente a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação a distância, e a Escola Normal Superior, para a formação de professores do Ensino Fundamental.

Serviço
Evento: medalhas e diplomas de menção honrosa aos escolhidos para a edição de 2021 do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação
Data: 26/10 (terça-feira)
Horário: 15h
Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados (apenas para convidados)