Educação

Câmara nomeia Comissão Executiva do Parlamento Jovem Brasileiro 2020

03/08/2020 - 15:07  

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) informa que foram nomeados, pela presidência da Câmara, os deputados que serão integrantes da Comissão Executiva do programa para 2020. Vão compor a comissão os seguintes deputados:

- Áurea Carolina (PSOL): feminista, especialista em gênero e igualdade e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados.

- Efraim Filho (DEM/PB): participou ativamente de movimentos estudantis e congressos da União Nacional dos Estudantes (UNE). Está em seu quarto mandato parlamentar.

- Joenia Wapichana (Rede/RR): é a primeira mulher indígena eleita deputada federal no Brasil. Suas prioridades são voltadas à defesa dos direitos coletivos dos povos indígenas e à luta pela sustentabilidade.

- Luisa Canziani (PTB/PR): a deputada federal mais jovem do país, tem 24 anos. Trata principalmente de questões relacionadas à educação e à luta pelos direitos das mulheres.

- Orlando Silva (PCdoB/SP): esteve na liderança de grandes movimentos para a juventude brasileira, como a campanha dos “caras pintadas”. Foi ministro dos Esportes (2006-2011) e está em seu segundo mandato como deputado federal.

- Paula Belmonte (Cidadania/DF): deputada federal em seu primeiro mandato, prioriza questões ligadas a infância, juventude e educação.

- Pedro Cunha Lima (PSDB/PB): é presidente da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados e está em seu segundo mandato como deputado federal.

- Rubens Otoni (PT/GO): está em seu quarto mandato como deputado federal. Contribuiu para a elaboração de políticas estratégicas do Governo Federal para a educação, como o ProUni.

- Silvia Cristina (PDT-RO): é jornalista, professora e a primeira mulher negra eleita deputada federal por Rondônia. Está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados.

- Tabata Amaral (PDT/SP): cientista política e ativista pela educação. Está em seu primeiro mandato como deputada federal, é integrante da Secretaria da Juventude da Câmara dos Deputados.

- Vander Loubet (PT/MS): foi ativista no movimento estudantil secundarista. Está em seu quarto mandato na Câmara dos Deputados.

As inscrições para o PJB encerraram-se no último dia 30 de junho. Foram 1068 inscritos, mais mulheres (53%) do que homens (47%). Somente 20% dos inscritos são oriundos de escolas particulares, 4 estudantes vêm da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e, do total, 52% estão matriculados no último ano do ensino médio.

No dia 10 de agosto, será divulgado o resultado da pré-seleção estadual e, no dia 18 de setembro, sai a lista final com os 78 estudantes selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro 2020. Os resultados são divulgados na página do PJB no site da Câmara dos Deputados.

Próximas etapas:

Nos meses de outubro e novembro, os jovens deputados devem participar da preparação virtual, momento em que aprimoram seus projetos, são divididos em comissões temáticas e cada um recebe um projeto de lei que deve relatar. Na sequência, os projetos serão disponibilizados à sociedade por meio das ferramentas de participação popular habituais da Câmara dos Deputados, como as Enquetes Legislativas e o Wikilegis.

As primeiras reuniões das comissões temáticas devem acontecer no ambiente do e-Democracia, nas salas das Audiência Interativas.

O momento da jornada parlamentar em Brasília, com as votações no Plenário Ulysses Guimarães, está previsto para o primeiro semestre de 2021, mas ainda não tem data definida, em função das medidas de isolamento social decorrentes da pandemia da Covid-19.

Cooperação:

O clima de cooperação fez toda a diferença nas inscrições do Parlamento Jovem Brasileiro 2020. Por conta do isolamento social e da suspensão das aulas, o programa contou com uma força-tarefa integrada por ex-participantes, coordenadores estaduais, especialistas da CD e até mesmo parlamentares, que se colocaram à disposição para ensinar e incentivar estudantes do ensino médio de todo o Brasil a participar do PJB.

Os 1.068 estudantes realizaram suas inscrições via formulário eletrônico ou pelo WhatsApp, uma das novidades deste ano. O canal foi aberto como forma de facilitar a participação de estudantes que não tem acesso a internet banda larga, mas que poderiam repassar seus dados e seu projeto de lei via mensagens de texto.

Calendário:

- dia 10 de agosto:  resultado da pré-seleção estadual;

- dia 18 de setembro: resultado final.