Meio ambiente e energia

Câmara aprova projeto que institui a Semana Nacional do Uso Consciente da Água

Proposta segue para sanção

22/03/2023 - 19:01   •   Atualizado em 22/03/2023 - 20:32

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Sessão para a votação de propostas legislativas. Dep. Bandeira de Mello(PSB - RJ)
Deputado Bandeira de Mello, relator do projeto de lei

A Câmara dos Deputados aprovou proposta que institui a Semana Nacional do Uso Consciente da Água. A data será celebrada anualmente na semana que compreender o dia 22 de março (Dia Mundial da Água). O texto segue para sanção presidencial.

Os deputados analisaram nesta quarta-feira (22) emendas do Senado ao Projeto de Lei 2419/21, do deputado Luciano Ducci (PSB-PR). O relator do projeto, deputado Bandeira de Mello (PSB-RJ), apresentou parecer favorável às emendas.

A proposta tinha sido aprovada pela Câmara em 2017 na forma do Projeto de Lei 322/15. Ao voltar do Senado, a matéria foi renumerada como PL 2419/21.

De acordo com o projeto, ao longo da Semana Nacional do Uso Consciente da Água, o poder público deverá promover palestras, debates e seminários para esclarecer a população sobre o consumo racional da água.

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Comissão Geral Agentes Comunitários de Saúde. Dep. Luciano Ducci PSB-PR
Luciano Ducci, autor da proposta

Uma das emendas aprovadas determina que, nesses eventos, deverá ser dada especial atenção ao estímulo à criação e à divulgação de políticas públicas que busquem promover o uso racional da água.

Escolas
Entretanto, a segunda emenda aprovada retirou do texto a necessidade de a semana constar do calendário escolar anual das escolas públicas e privadas, desde a educação infantil ao ensino médio.

 

 

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2419/2021

Íntegra da proposta