PEC torna prioritário pagamento de precatórios para idosos
24/01/2007 - 16:34
A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 588/06, que torna prioritário o pagamento de precatórios aos maiores de 60 anos. Segundo a proposta, de autoria do deputado André Zacharow (PMDB-PR), os pagamentos devidos por municípios e estados e pela União, em virtude de sentenças judiciárias, não serão feitos na ordem cronológica de apresentação dos precatórios no caso de credores idosos. Para ele, o pagamento, além de prioritário, deverá ser feito em espécie.
O autor da PEC ressalta que, apesar de os idosos terem prioridade no andamento de qualquer processo judicial, "não se previu a concretização da seqüência desse direito". "Ou seja, concluído o processo judicial e quando dele decorrem pagamentos do Poder Público por precatórios, tal preferência não ocorre", afirma.
André Zacharow lembra ainda que muitos idosos morrem antes de receber os valores devidos pelo Estado e "outros são obrigados a vender os precatórios". Muitas empresas compram o direito por cerca de 30% de seu valor.
Tramitação
A proposta foi apensada à PEC 250/04, do deputado José Militão (PTB-MG), que cria ordem de crédito de natureza alimentícia, de pagamento prioritário, para os que têm idade igual ou superior a 65 anos. Os textos terão sua admissibilidade votada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovados, serão analisados por uma comissão especial.
Saiba mais sobre a tramitação de PECs Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Noéli Nobre
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR