Política e Administração Pública

Podemos defende votação sobre prisão em 2ª instância e fim do foro privilegiado em 2022

Igor Timo também quer votar a reforma tributária neste ano

02/02/2022 - 15:09  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Deputado Igor Timo discursa no Plenário da Câmara
Igor Timo: quem pratica crime deve ser punido de fato

O líder do Podemos na Câmara, deputado Igor Timo (MG), disse que o partido vai defender, em 2022, a aprovação da reforma tributária e de duas propostas de emenda à Constituição: a que obriga o réu a iniciar o cumprimento da pena logo após a condenação em segunda instância, chamada de PEC da 2ª Instância (PEC 199/19), e a que põe fim ao foro privilegiado de autoridades (PEC 333/17).

“A prisão em segunda instância é de suma importância para garantir que a corrupção possa ser combatida de forma direta, fazendo com que quem pratica crimes seja, de fato, punido e pague pelo mal causado à sociedade”, disse Timo.

Segundo ele, a PEC que acaba com o direito de autoridades de serem julgadas diretamente por instâncias superiores e não por um juiz de primeira instância, tem objetivo semelhante.

“O fim do foro privilegiado segue o mesmo condão ao impedir que autoridades se valham de uma condição de blindagem para continuar cometendo crimes de corrupção”, acrescentou.

Reforma tributária
Timo defende ainda a reforma tributária como instrumento para “diminuir a inflação que tem sobrecarregado os ombros do contribuinte”. “A nossa gasolina e os alimentos estão com preços absurdos. Só com a reforma tributária teremos preços mais justos e um País mais competitivo e com mais qualidade de vida para a população brasileira”, concluiu.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta