Meio ambiente e energia

Comissão aprova proposta que determina o repovoamento de rios e lagos com embriões de peixes

13/08/2021 - 11:49  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Cleber Verde participa de reunião de comissão
Cleber Verde acolheu texto aprovado pela Comissão do Meio Ambiente

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou proposta que inclui, nas competências do poder público, o repovoamento de alevinos (embriões de peixes) nas águas interiores e continentais, com uso de espécimes apropriados para cada região e ambiente.

O colegiado acolheu parecer do relator, deputado Cleber Verde (Republicanos-MA), pela aprovação do substitutivo ao Projeto de Lei 2497/19 elaborado em 2019 pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

“Não restam dúvidas sobre a importância do repovoamento aquático para a conservação dos ecossistemas”, disse Cleber Verde. “O substitutivo avança ao especificar quais espécimes podem servir ao repovoamento, reduzindo a margem de erro ao delimitar que apenas as autóctones sejam usadas”, disse.

O texto em tramitação na Câmara dos Deputados altera a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca. O poder público, segundo essa norma, deve conciliar o equilíbrio entre a sustentabilidade dos recursos pesqueiros e a obtenção de melhores resultados econômicos e sociais.

Os deputados Aline Gurgel (Republicanos-AP) e Vavá Martins (Republicanos-PA), autores da proposta com o ex-deputado Luiz Carlos, afirmam que a iniciativa segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Esses objetivos consistem em plano de ação para as pessoas e para o planeta, visando a prosperidade. Por exemplo, acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a sustentabilidade; e proteger, recuperar e proteger a vida aquática para o desenvolvimento sustentável.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta