Política e Administração Pública

Placas dos carros oficiais poderão mudar de cor

18/11/2005 - 09:20  

O Projeto de Lei 5957/05, apresentado em setembro pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), determina que os veículos oficiais da União, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios serão identificados com placas verdes. Segundo a autora da proposta, o objetivo é permitir uma fiscalização mais eficiente dos abusos cometidos pelos usuários de carros oficiais.

Confusão de cores
Conforme lembra a deputada, os automóveis particulares tinham placas amarelas até o início dos anos 90. Assim, era fácil diferenciá-los dos oficiais -- que já circulavam com as conhecidas chapas brancas.
Porém, a situação ficou mais confusa depois que os carros particulares passaram a ter placas de cor cinza. Isso porque muitos veículos oficiais também passaram a ter as placas cinzas, enquanto outros mantiveram as chapas brancas. "Com essa grande semelhança entre as cores das chapas de todos os tipos de veículos, passou a haver uma série de abusos, pois os carros oficiais agora transitam quase despercebidos", afirma Perpétua Almeida. "Assim, é mais difícil evitar que eles sejam usados em locais e horários impróprios ou para fins estranhos ao interesse público", acrescenta.

Casos especiais
Se a proposta for aprovada, haverá um prazo de 180 dias para o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e os Departamentos de Trânsito (Detrans) promoverem as adaptações.
Mas o presidente da República, os ministros de Estado, os presidentes da Câmara e do Senado e os ministros do Supremo Tribunal Federal continuarão usando as tradicionais placas nas cores verde e amarela (que são as predominantes na Bandeira Nacional). Esse direito é assegurado pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Prestadores de serviços
O projeto determina, também, que os automóveis particulares a serviço temporário do governo federal precisarão ter uma identificação externa (o nome, a sigla ou o logotipo do órgão ao qual o carro estiver cedido). "Dessa forma, a sociedade poderá fiscalizar o uso desses veículos em benefício pessoal de agentes públicos", explica Perpétua Almeida.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo nas comissões, será apreciada pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Câmara aprova mudança de placas de carros oficiais
Projeto cria nova forma de controle de carro oficial

Reportagem - João Pitella Junior
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5957/2005

Íntegra da proposta