Política e Administração Pública

Deputado propõe alistamento e voto facultativos

28/07/2005 - 09:11  

A Proposta de Emenda à Constituição 430/05, do deputado Moreira Franco (PMDB-RJ), torna o voto facultativo. O deputado argumenta que a escolha dos representantes pela população, sendo um direito, não deveria resultar de imposição constitucional. "A participação no processo eletivo e o desenvolvimento da consciência política devem ser fruto do amadurecimento dos cidadãos para a prática democrática", ressalta.
A Constituição determina que os cidadãos maiores de 18 anos são obrigados a votar. O voto só é facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os eleitores entre 16 e 18 anos. Se a PEC 430/05 for aprovada, o alistamento eleitoral e o voto passarão a ser facultativos a todos, exigindo-se o alistamento apenas aos maiores de 16 anos que desejarem exercer esse direito.
Citando resultados eleitorais, Moreira Franco afirma que o elevado percentual de votos em branco ou nulos e de abstenções é conseqüência do desconforto do eleitor com a obrigatoriedade. O parlamentar acredita que o voto facultativo, adotado pela maioria das democracias representativas consolidadas, levará à queda dos percentuais de votos não-válidos, fazendo com que os índices de abstenção se tornem indicadores do grau de representatividade dos eleitos.

Tramitação
A proposta tramita em conjunto com a PEC 211/95, do deputado José Janene (PP-PR), que também torna o voto facultativo e estabelece a coincidência das eleições em todos os níveis, fixando os mandatos políticos em cinco anos. Se forem aprovadas no exame de admissibilidade pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, os textos seguirão para exame de uma comissão especial e depois à votação em dois turnos no Plenário.

Conheça a tramitação de PECs

Reportagem – Marcos Rossi
Edição - Wilson Silveira

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 211/1995

Íntegra da proposta