Comissão rejeita propostas sobre visto para turistas estrangeiros
19/08/2019 - 20:03

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados rejeitou três projetos de lei que tratavam de regras para a concessão de visto para turistas estrangeiros.
Foi rejeitado o Projeto de Lei 6999/17, do deputado Fernando Monteiro (PP-PE), que permite ao Poder Executivo conceder, inclusive por meio de decreto, a dispensa de visto para turistas, de forma unilateral ou de maneira recíproca, mediante acordos com outros países. Esse projeto foi rejeitado porque a Lei de Migração (Lei 13.445/17) já introduziu no ordenamento jurídico a possibilidade de concessão unilateral de visto pelo Brasil.
Também foram rejeitados os PLs 1566/19, da deputada Marília Arraes (PT-PE); e 2268/19, do deputado João Daniel (PT-SE), que pretendiam incluir novamente na legislação brasileira o princípio da reciprocidade entre os critérios para a dispensa de vistos de entrada de turistas estrangeiros no Brasil, na ausência de tratado ou acordo específico.
“Parece-nos claro que a dispensa unilateral de vistos para nacionais de grandes países emissores pode representar ponderável incentivo para o aumento da demanda turística externa, com todas as consequências econômicas e sociais positivas daí decorrentes”, disse o relator dos projetos na comissão, deputado Herculano Passos (MDB-SP).
Da Redação
Edição – Pierre Triboli