Projeto revoga 585 normas para consolidar a legislação federal

Da Agência Câmara - 13/09/2019 - 15:45

O Projeto de Lei 4158/19, do Poder Executivo, revoga 585 leis e decretos-leis, total ou parcialmente, já alterados por outras normas mais recentes. A medida visa consolidar a legislação federal, nos termos da Lei Complementar 95/98.

A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. O texto, segundo a justificativa do Executivo, “simplifica a pesquisa e reduz o emaranhado legislativo existente, desburocratiza e democratiza o acesso à legislação pelos cidadãos e preserva o alcance e a força normativa dos atos jurídicos consolidados”.

Entre os itens revogados estão a antiga Lei de Falências (Decreto-Lei 7.661/45), a antiga Lei Orgânica dos Partidos Políticos (5.682/71) e o antigo Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União (Lei 1.711/52).

O governo informou ainda que tornará cotidiana a “limpeza normativa”. Em abril último, já havia sido editado Decreto 9.757/19 por meio do qual foram revogados 250 atos da Presidência da República já exauridos ou tacitamente revogados.

Tramitação

A proposta será examinada inicialmente pelo Grupo de Trabalho de Consolidação das Leis e, em seguida, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura “Agência Câmara”.

Veja também