Economia

Conheça outras propostas citadas para a redução das taxas de juros no Brasil

18/04/2018 - 13:13  

Durante a comissão geral no Plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (18), deputados e especialistas defenderam diferentes propostas para resolver o problema das altas taxas de juros cobradas pelos bancos no Brasil.

A deputada Zenaide Maia (PHS-RN) defendeu a aprovação de Proposta de Emenda à Constituição de sua autoria (PEC 160/15) que limita os juros praticados pelas instituições financeiras a no máximo três vezes a taxa básica de juros do Banco Central. “Hoje isso seria menos de 20%”, afirmou. A proposta aguarda análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania desde novembro de 2015.

Para o diretor do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, Flávio Ataliba Flexa Barreto, o Brasil precisa de poupança nacional. Para que esta poupança seja formada, ele defendeu, por exemplo, a reforma da Previdência.

Já o deputado (PT-SP) ressaltou que o País gastou, nos últimos cinco anos, R$ 1,8 trilhão para pagamento de juros, e por isso falta dinheiro para investimento em infraestrutura. Para ele, a política econômica do governo privilegia o lucro dos bancos. “Quem deve decidir sobre política monetária e cambial é o Congresso Nacional, e o Congresso se omite sobre esta questão desde 1988”, afirmou. Ele criticou a proposta do governo de conceder autonomia ao Banco Central. “Autonomia para levar esta política mais fundo ainda?”, questionou.

A deputada Yeda Crusius (PSDB-RS), por sua vez, acredita que a Casa já contribuiu para a redução da taxa de juros, ao aprovar a Medida Provisória 777/17, que cria a Taxa de Longo Prazo (TLP) a ser usada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nos seus empréstimos a partir de 1º de janeiro de 2018. A TLP substituirá a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

Veja como foi a Comissão Geral no canal da TV Câmara no YouTube

Reportagem – Lara Haje
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 160/2015

Íntegra da proposta