Agropecuária

Projeto cria fundo de incentivo à cultura da palma forrageira

O texto é de autoria do deputado Alexandre Toledo (PSB-AL).

16/12/2013 - 15:29  

Tv Câmara
Dep. Alexandre Toledo (PSB-AL)
Para o autor do projeto, palma é um "poderoso instrumento" para a pecuária.

O Projeto de Lei 6947/13, em tramitação na Câmara dos Deputados, cria o Fundo de Apoio à Cultura da Palma Forrageira (Funpalma). Pelo texto do deputado Alexandre Toledo (PSB-AL), dentre os objetivos da iniciativa encontram-se financiar a modernização da cultura desse tipo de palma e aumentar a área plantada.

De acordo com o autor, o Brasil é o maior produtor mundial de palma forrageira, cultivada basicamente no semiárido nordestino. “Estima-se que existam cerca de 500 mil hectares plantados”, afirma.

O deputado explica que a planta adaptou-se bem à região devido às suas características fisiológicas. “A palma forrageira tem um aspecto especial quanto à absorção, ao aproveitamento e à perda de água, suportando prolongados períodos de estiagem”.

Com isso, segundo afirma, “é um poderoso instrumento para a convivência da pecuária regional com as secas, por ser fonte não apenas de alimento, mas de água em regiões onde esse recurso é escasso”.

Tramitação
O projeto tramita de forma conclusiva nas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Maria Neves
Edição - Janary Júnior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6947/2013

Íntegra da proposta