Política e Administração Pública

Ferraço vai presidir Comissão de Controle das Atividades de Inteligência

19/03/2014 - 16:49  

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) assumiu nesta quarta-feira (19), a presidência da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência. O colegiado tem o papel de controlar e fiscalizar as atividades do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), que tem como principal órgão a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Regulamentada em 2013, a comissão é formado por três deputados federais e três senadores, entre eles, os presidentes das comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional de cada uma da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que, alternadamente, presidem a comissão. O presidente anterior foi o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG).

Ricardo Ferraço informou que marcará uma reunião nos próximos dias para apresentar um plano de trabalho. O parlamentar se declarou confiante nos resultados com o esforço conjunto dos senadores e deputados. “Finalmente, no último ano, tivemos condição e estrutura para que a comissão possa funcionar em caráter permanente, contínuo, e não apenas em razão de circunstâncias ou situações”, disse Ferraço.

Senador boliviano
Em agosto do ano passado, Ferraço teve papel decisivo no transporte, de Corumbá até Brasília, do senador oposicionista boliviano Roger Pinto Molina, que se encontrava há 452 dias asilado na embaixada brasileira. A operação de retirada de La Paz até a cidade sul-mato-grossense foi comandada pelo diplomata Eduardo Saboia.

Da Redação – RCA
Colaboração – Caroline Pompeu

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 331/2013

Íntegra da proposta