Comissão aprova intercâmbio com Filipinas na área de agricultura
17/03/2011 - 16:22

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou nesta quarta-feira (16) o memorando de entendimento assinado pelo Brasil e pelo governo filipino, em 2009, na área de agricultura. O texto (Projeto de Decreto Legislativo 2861/10) recebeu parecer favorável do relator, deputado Assis do Couto (PT-PR).
O memorando dá ênfase ao intercâmbio de pesquisas em melhoramento genético e prevê até a transferência de material genético. As Filipinas têm interesse especial na cultura da cana-de-açúcar. Assim como no Brasil, os carros filipinos já rodam com parte da gasolina contendo etanol e há interesse do país asiático em aumentar a produção local do biocombustível.
O relator salientou que o memorando prevê a criação de grupo de trabalho conjunto, que se reunirá a cada dois anos e será responsável pela implementação da cooperação bilateral.
Tramitação
O projeto tramita em regime de urgência e, antes de ir a Plenário, será votado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem - Janary Júnior
Edição – Daniella Cronemberger