Consumidor

CCJ aprova ampliação da garantia do conserto de mercadorias novas

02/06/2010 - 11:57  

Arquivo - Laycer Tomaz
Sandra Rosado considerou as emendas constitucionais.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na terça-feira (1°) as duas emendas do Senado ao Projeto de Lei 2390/03, do deputado Celso Russomanno (PP-SP), que amplia de 90 para 180 dias o prazo para o consumidor fazer reclamações de produtos com defeito.

O texto original já fora aprovado pela Câmara. Como o Senado fez alterações, o projeto voltou para que os deputados analisem as emendas dos senadores.

A relatora na CCJ, Sandra Rosado (PSB-RN), acolheu as duas emendas aprovadas pelo Senado. A primeira define nova ementa (resumo do projeto). A segunda determina o reinício da contagem do prazo de garantia para as partes do produto que tenham sido substituídas durante o prazo da garantia legal.

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://www2.camara.gov.br/agencia/audios/12927da0441.mp3' _fcksavedurl='http://www2.camara.gov.br/agencia/audios/12927da0441.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Celso Russomano explica o objetivo do projeto de lei em entrevista à Rádio Câmara

A proposta também altera o conceito de fornecedor, o qual passa a ser entendido como quem coloca no mercado produtos novos e usados, fazendo disso seu negócio. O objetivo é oferecer proteção legal ao consumidor que adquirir produtos usados. Atualmente, essa proteção existe apenas no caso da compra de mercadorias novas.

O parecer de Sandra Rosado restringe-se à constitucionalidade das emendas - ou seja, não analisa o mérito.

Tramitação
As emendas, já aprovadas pela Comissão de Defesa do Consumidor, serão votadas pelo Plenário.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta