Comissão aprova novo nome de organismo latino-americano de energia
10/05/2010 - 18:34

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou na quarta-feira (5) a mudança do nome da atual Organização Latino-Americana de Energia para Organização Latino-Americana e Caribenha de Energia. A resolução foi adotada na 28ª reunião de ministros da organização, realizada em novembro de 2007, em Medellín, na Colômbia.
De acordo com o relator, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), a mudança de denominação visa a "melhor refletir a participação que nela têm os estados da sub-região do Caribe".
Dr. Rosinha explica que a organização, criada em novembro de 1973 por meio do Convênio de Lima, congrega todos os países da América do Sul, além de alguns da América Central e do Caribe.
Tramitação
A proposta, originária de mensagem do Executivo, tramitará agora na forma do Projeto de Decreto Legislativo 2588/10, em regime de prioridadeDispensa das exigências regimentais para que determinada proposição seja incluída na Ordem do Dia da sessão seguinte, logo após as que tramitam em regime de urgência , e será analisada pelas comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada pelo Plenário.
Reportagem – Maria Neves
Edição – Marcos Rossi