Política e Administração Pública

Líder do governo: Petrobras já começa a captar recursos

03/03/2010 - 23:02  

O líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), comemorou a aprovação do PL 5941/09 pela Câmara anunciando que a Petrobras começa, a partir de agora, a captar recursos no mercado financeiro internacional para a exploração do petróleo do pré-salO termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas no fundo do mar com potencial para a geração e acúmulo de petróleo localizadas abaixo de uma extensa camada de sal. Os reservatórios brasileiros nessa camada estão a aproximadamente 7 mil metros de profundidade, em uma faixa que se estende por cerca de 800 km entre o Espírito Santo e Santa Catarina.. “A Câmara deu essa sinalização ao mundo”, afirmou.

Vaccarezza agradeceu a “contribuição de qualidade” que todos os partidos ofereceram para aprimorar os quatro projetos do Executivo sobre o pré-sal, e observou que várias emendas da oposição foram incorporadas.

Segundo ele, o governo teve uma única derrota: o dispositivo que direciona à Previdência parte dos recursos do fundo social do pré-sal. “Ainda teremos tempo para debater esse ponto no Senado e o tema vai voltar à Câmara”, disse Vaccarezza.

O líder lamentou que o projeto de criação da Petro-Sal, o único aprovado pela Câmara em 2009, não esteja avançando no Senado com a rapidez desejável. Mesmo assim, disse que o governo pretende concluir até maio a votação das quatro propostas no Congresso.

O vice-líder do DEM José Carlos Aleluia (BA) foi crítico: “O que está em jogo nesses projetos não é um modelo para explorar petróleo, mas a forma de organizar o Brasil; ou seja, se queremos o poder mais distribuído ou um governo autoritário que restringe a liberdade e concentra todo o poder em Brasília”.

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5941/2009

Íntegra da proposta