PEC permite que servidor continue trabalhando depois dos 70 anos
13/08/2009 - 15:20
A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 377/09, que permite aos funcionários públicos continuarem trabalhando após completarem 70 anos. Pela Constituição, ao atingirem essa idade os servidores são aposentados compulsoriamente.
De autoria da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), a proposta condiciona a permanência no trabalho ao interesse da administração pública e à realização de exames semestrais para atestar a capacidade laboral do servidor. Se os testes mostrarem perda de competência para o trabalho, o funcionário será automaticamente aposentado.
Andreia Zito afirma que com o aumento da expectativa de vida da população brasileira, a proporção de trabalhadores ativos e aposentados ficou desequilibrada. Segundo ela, além da aposentadoria compulsória representar perda de talentos para o País, também desequilibra a Previdência.
"Hoje, o número de profissionais que gostariam de poder continuar em atividade no serviço público já é tão significante que não se pode ignorar a necessidade de mudanças", argumenta.
Tramitação
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Se aprovada, segue para análise por uma comissão especial antes de ser votada em dois turnos pelo Plenário.
Saiba mais sobre a tramitação de PECs
Notícias relacionadas: Reportagem - Maria Neves
Magistrados entregam manifesto contra elevação da aposentadoria
CCJ admite fim de aposentadoria de juiz como punição
Aposentadoria compulsória aos 75 anos causa polêmica
Aposentadoria compulsória pode mudar para 75 anos
Edição - Natalia Doederlein
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br