Auditoria de patrocínios do BB e da Caixa vai prosseguir
26/06/2009 - 19:46
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou na quarta-feira (24) a Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 104/05, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), relativa às verbas dos patrocínios oficiais concedidos pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil. A aplicação desses recursos vem sendo auditada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Foi aprovado o segundo relatório parcial de acompanhamento da execução da PFC, elaborado pelo deputado Celso Russomanno (PP-SP). Além de recomendar a continuação da auditoria, o relatório reconhece as informações já encaminhadas pelo TCU, pela Caixa e pelo Banco do Brasil e determina que elas sejam anexadas aos autos da comissão.
Panamericanos
Entre os patrocínios sob inspeção, está o concedido ao Comitê Paraolímpico Brasileiro referente aos Jogos Panamericanos de 2007, no Rio. O TCU informou à comissão que a auditoria está na fase das alegações de defesa encaminhadas pelo comitê; ainda não há, portanto, uma decisão definitiva.
Também não há decisão sobre uma série de patrocínios concedidos pelo Banco do Brasil entre 2001 e 2005. O TCU assegura que encaminhará cópias das suas decisões definitivas tão logo elas sejam tomadas.
A Caixa, por sua vez, argumentou que os documentos pedidos pela comissão estão arquivados nas suas diversas superintendências regionais e representam um volume considerável; portanto, seu envio a Brasília demandaria uma pesada logística operacional. Todos os documentos, garante a Caixa, estão à disposição nas superintendências e podem ser requeridos pelos deputados.
De forma semelhante, o Banco do Brasil informa que os dados sobre os diversos patrocínios oferecidos, assim como os referentes a municípios e eventos beneficiados, envolvem um expressivo volume de papéis e documentos. O envio desse material, segundo o banco, exige prévia destinação de espaço exclusivo para a guarda. O banco assegura que todos os documentos estarão sempre à disposição dos parlamentares, para consulta e análise in loco.
Notícias relacionadas:
Comissão aprova auditoria em patrocínios da Caixa e do BB
Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição – João Pitella Junior
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br