Crédito especial pode ser proibido em época de limitação de gastos
05/05/2009 - 14:36
A Câmara analisa o Projeto de Lei Complementar (PLP) 445/09, apresentado pelo deputado Roberto Rocha (PSDB-MA), que proíbe a abertura de créditos suplementares e especiais oriundos de excesso de arrecadação, durante a vigência do ato de limitação de empenho e movimentação financeira. Um dos objetivos da proposta é evitar que o governo amplie as autorizações de gastos acima de sua capacidade de arrecadação.
Segundo o deputado, o projeto disciplina as tomadas de decisão quando for necessário limitar os gastos por causa de ocorrências que possam comprometer o alcance das metas de superávit previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Rocha afirma que o projeto também vai evitar que o governo utilize um "artifício ilegítimo" para definir, por conta própria, os setores que deixarão de receber recursos públicos. O deputado lembra que, atualmente, o governo limita os gastos para alguns setores e aumenta os de outro sem levar em conta o trabalho coletivo de elaboração do Orçamento.
Tramitação
O projeto será examinado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário. A proposta modifica a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00).
Notícias relacionadas:
Congresso ajusta Orçamento de 2009 para enfrentar crise
Pena para mau uso de dinheiro público pode ser aumentada
CCJ aprova punição para autoridade que não se adequar à LRF
Reportagem - Oscar Telles
Edição - Pierre Triboli
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br