Fiscalização aprova análise de contas de Serrano
03/07/2008 - 19:21
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle investigará o prefeito de Serrano do Maranhão, Leocádio Olimpio Rodrigues, acusado de desviar recursos públicos por meio de licitações irregulares. A denúncia foi apresentada pelos cidadãos Ana Vilma Diniz e Walter Lima Pinto e os vereadores Leila Maria de Castro e José Carlos Pimenta Garcia.
Na quarta-feira (2), a comissão aprovou o parecer do deputado João Oliveira (DEM-TO) pela implementação da representação 28/08, que pede a investigação do prefeito. No parecer, o relator determina o encaminhamento da denúncia ao Tribunal de Contas da União (TCU), que, posteriormente, enviará à comissão o resultado das investigações.
Trama sórdida
O deputado explica que, de acordo a representação, o prefeito, "com o auxílio de uma equipe de assessores, montou uma trama sórdida para desviar recursos públicos mediante a realização de licitações com planos de trabalhos fictícios, construtoras fantasmas, notas fiscais frias, tudo para justificar o desvio de mais de R$ 4 milhões em obras e reformas não realizadas."
Os denunciantes afirmam que as irregularidades alcançam recursos originários do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Orçamento Geral da União, sujeitos, portanto, à fiscalização do Congresso Nacional. "A gravidade dos indícios de irregularidades apontados exige que se adotem providências para avaliar a real extensão dos fatos denunciados e punir os responsáveis", destacou João Oliveira. Reportagem - Vania Alves
Edição - Renata Tôrres
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR