Política e Administração Pública

Comissão pede ao TCU que investigue Prefeitura de Mariana

06/06/2008 - 10:08  

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou na última quarta-feira (28) representação do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Mariana (MG) e pediu ao Tribunal de Contas da União que investigue denúncia de descumprimento, pela prefeitura, da determinação legal de notificar entidades civis da liberação de recursos federais para o município.

Na representação, o sindicato pede providências para que os partidos políticos, os sindicatos de trabalhadores e as entidades empresariais sejam comunicados da liberação de recursos federais no prazo de dois dias úteis.

O sindicato reclamou de dificuldades em fiscalizar a utilização dos recursos públicos recebidos pelo município por falta de acesso às informações das transferências financeiras, como determina a lei. O sindicato informou que recorreu à Câmara Municipal, mas nenhuma providência foi adotada, por isso acionou a Câmara dos Deputados.

Parecer prévio
O relator da representação, deputado Manato (PDT-ES), aceitou os argumentos do sindicato. "Ao acessar informações como essas, as entidades da sociedade civil e o cidadão, em última instância, ficam informados de como o dinheiro público está sendo utilizado", disse.

Conforme o relatório aprovado, a comissão informará o sindicato de que as informações financeiras relativas ao município estão disponíveis no Portal da Transparência, da Controladoria-Geral da União, na internet.

Tramitação
Quando a Comissão de Fiscalização e Controle receber as informações do TCU, será nomeado um deputado para elaborar um relatório final, que poderá prever providências, como o encaminhamento das conclusões ao Ministério Público para punição de eventuais responsáveis.

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: REP 10/2007

Íntegra da proposta