Segurança

Proposta prevê requisitos para guarda municipal virar polícia municipal

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado

12/09/2025 - 10:45  

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Deliberação – Controle territorial exercido por organizações criminosas e milícias. Dep. Capitão Alden (PL - BA)
Capitão Alden é o autor do projeto

O Projeto de Lei 667/25, em análise na Câmara dos Deputados, permite que as guardas municipais sejam denominadas de polícias municipais caso os municípios cumpram requisitos previstos na Lei 13.675/18, que criou o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

As exigências incluem a implantação de:

  • Conselho Municipal de Segurança Pública, com a participação da sociedade no planejamento e monitoramento da segurança local;
  • Observatório Municipal de Segurança, responsável pela coleta, análise e monitoramento de dados sobre criminalidade;
  • Fundo Municipal de Segurança Pública, com recursos destinados a treinamento, compra de equipamentos e financiamento de programas contra a violência; e
  • plano municipal de segurança pública, com metas para a redução da criminalidade.

Além das medidas acima, a mudança de nomenclatura deve ser formalizada por lei municipal.

“Essas condicionantes são importantes para que o município se comprometa com sua parcela de responsabilidade na segurança pública, valorize os policiais municipais com estrutura, investimentos e entregue para a população uma cidade mais segura”, disse o deputado Capitão Alden (PL-BA), autor do projeto.

O texto prevê ainda mecanismos de controle e fiscalização das polícias municipais, incluindo fiscalização pelo Legislativo municipal.

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo nas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta