Aprovado acordo que facilita venda de imóveis dos EUA
31/10/2007 - 22:51
O Plenário aprovou, há pouco, o Projeto de Decreto Legislativo 378/07, que contém o texto do acordo entre o Brasil e os Estados Unidos para facilitar a venda de imóveis diplomáticos e consulares, inclusive residenciais, de propriedade do governo daquele país no território brasileiro. O acordo estabelece ainda procedimentos para instalação e funcionamento em território norte-americano de repartições diplomáticas e consulares brasileiras. O projeto irá ao Senado.
Segundo o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), que relatou a matéria, o Brasil e os Estados Unidos divergem quanto aos termos da Convenção de Viena, que regula o funcionamento de embaixadas e consulados. Segundo ele explicou, o Brasil entende que os países mantenedores de embaixadas em seu território devem pagar à Previdência Social brasileira os encargos sociais da contratação de funcionários brasileiros.
Os Estados Unidos avaliam, por outro lado, que deve ser seguida a sua própria legislação. "Como o Brasil tem entendimento diferente, isso os impede de transferir imóveis porque constam como devedores", disse. Pelo acordo, fica mantido o entendimento de ambos os países sobre a questão, abrindo-se exceção apenas para a transferência de propriedade dos imóveis.
Em seguida, a sessão foi encerrada. Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – João Pitella Junior
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br