Ver TV
10/09/2009
Ver TV discute os programas policiais exibidos pela TV brasileira (bl.1)
O Ver TV discute as consequências da exibição dos programas policiais para a sociedade e a reação que eles despertam junto ao público. No 16º ranking dos programas mais criticados pelos telespectadores, divulgado em 26 de agosto pela campanha "Quem financia a baixaria é contra a cidadania", dois deles aparecem entre os cinco primeiros: "Na Mira", da TV Aratu, e "Se liga bocão", da TV Itapoan, ambas de Salvador.
Em várias cidades brasileiras existem programas semelhantes que exploram as mais variadas formas de violência. Muitos deles são exibidos na hora do almoço para todo o tipo de público.
Segundo especialistas, esses programas violam a legislação brasileira e desrespeitam acordos internacionais firmados pelo Brasil referentes à defesa dos Direitos Humanos.
Participam de debate: Gabriela Borges, professora e pesquisadora na área de parâmetros de qualidade para programas televisivos da Universidade do Algarve, em Portugal; Aline Lucena, professora de comunicação da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisadora da Sinos, Organização para o Desenvolvimento da Comunicação Social de Recife; e Ricardo Moretzsohn, psicólogo, representante do Conselho Federal de Psicologia na coordenação da campanha pela Ética na TV.