Talentos Brasil
31/03/2012
Alessandro Borges (violonista)
A riquíssima pesquisa que Alessandro Borges fez sobre a obra de Dilermando Reis virou tese de mestrado e um belo espetáculo de violão. A apresentação no Talentos é um resgate da riqueza deixada pelo violão de Dilermando Reis e tem como convidado especial o mestre Eustáquio Grilo. O repertório é formado exclusivamente por composições de Dilermando - algumas muito conhecidas e outras que nem haviam sido registradas em partitura, como "Noite de Lua" e "Magoado".
DILERMANDO REIS – O HOMENAGEADO
O compositor e violonista Dilermando Reis nasceu em 1916 na cidade paulista de Guaratinguetá e faleceu em 1977. É considerado um dos mais importantes instrumentistas brasileiros por seu estilo único e inconfundível. Foi professor de violão do presidente JK e o primeiro instrumentista a tocar na nova capital. Compôs, entre outros gêneros, valsas, choros, sambas, guarânias, polcas, mazurcas e modas de viola.
ALESSANDRO BORGES
Alessandro Borges é brasiliense, mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG), formado em Música pela Universidade de Brasília (UnB). Foi professor da Escola de Música de Brasília e integrante da Orquestra de Violões de Brasília e do grupo instrumental Vento em Popa. Gravou dois álbuns: Contrastes (1998) e À Moda Brasileira (2003). Atualmente é professor-assistente do Departamento de Música da UnB, onde leciona Violão, Prática de Orquestra e disciplinas teóricas. Também atua como violonista em recitais, tendo como foco a música brasileira.
EUSTÁQUIO GRILO
O violonista, professor, arranjador e compositor brasileiro Eustáquio Grilo nasceu em Passos, MG, tendo sua iniciação musical no próprio meio familiar, onde a música era prática cotidiana.
Professor da Escola de Música de Brasília e da Faculdade de Música da Universidade de Brasília, Grilo é ganhador de inúmeros prêmios e concursos no Brasil e no exterior.