Talentos Brasil
02/07/2011
Trio Aquario
Pedro (cavaquinho), Rafael (violão) e Eduardo (baixo acústico) compartilham experiências e ambições musicais no Trio Aquario: um encontro versátil que vai da MPB ao Jazz, do choro ao pop.
Revelando novas possibilidades para o cavaquinho, Pedro Vasconcellos é solista e idealizador do Aquario. De uma família de músicos, começou a estudar cavaquinho e harmonia aos 15 anos com os professores Rogério Caetano, Henrique Cazes e Alencar 7 Cordas. Apresentou-se ao lado de Hermeto Pascoal, Ian Guest, Leny Andrade, Zé Renato, Paulinho Moska e Beth Carvalho, entre outros. Influenciado por diversos músicos, principalmente por Pat Metheny, Charlie Haden e Hamilton de Holanda, Pedro se expressa de forma clara e única.
O primor do violonista Rafael dos Anjos acrescenta ao trio um toque especial, versátil. Aos 11 anos enveredou pelos caminhos da Bossa Nova, Jazz e MPB. Mais tarde, aos 13, foi fisgado pelo choro e assim aperfeiçoou seus estudos na Escola de Choro Rafael Rabello, onde atualmente é professor. Tem apresentado grandes trabalhos como diretor e arranjador e diretor musical. Já dividiu o palco com grandes nomes da música como: Dominguinhos, Sivuca, Hamilton de Holanda, Guinga, Lula Galvão, Paulo Moura, Carlos Malta e Fátima Guedes.
Eduardo Belo, contrabaixista, tem se destacado no cenário musical brasiliense, apresentando-se ao lado de Ademir Júnior, Renato Vasconcellos, Vadin Arsky, Bruno Medina, Serge Frasunkiewicz e do saxofonista americano Mike Tracy. Além da tradicional vertente jazzística, explora as sonoridades do baixo acústico na música brasileira e na música de concerto. Estudante de música na Universidade de Brasília e aluno dos professores Antoine Espagno e Oswaldo Amorim, Eduardo foi premiado com uma bolsa de estudos pela Fulbright para o programa The Fusion Arts Exchange on Music Composition and Performance 2008, nos Estados Unidos.