Talentos Brasil
09/10/2010
Chico Salles (cordelista e forrozeiro)
O cordelista e forrozeiro Chico Salles lança seu novo CD, “O bicho pega”, no programa Talentos, com a participação especial do acordeonista Adelson Viana.
“O bicho pega” é o retrato da mistura nordestina com a carioca, pois Chico Salles nunca deixou as fronteiras, fazendo um trânsito livre e intenso entre esses dois universos e agregando a pura tradição do Nordeste ao tempero carioca.
Chico Salles conquistou muitos parceiros nessas andanças. A prova disso vem logo na capa do CD, com a xilogravura de Ciro Fernandes. Prossegue mostrando sua nova parceria com o jovem Edu Krieger (a já citada Masculina), as participações de Raimundo Fagner (“Forró do Apagão”, de Maciel Melo) e Alfredo Del Penho, apresentando canções do paraibano Jessier Quirino, que tem um grandioso trabalho com a poesia matuta e sertaneja (“Cumeeira de Aroeira Lá da Casa Grande”), de Petrúcio Amorim (“Forró do Sapateiro”), do cordelista baiano Bule Bule (o coco que dá título do disco “O Bicho Pega”), do baiano João Bá e do já falecido cearense Klecius Albuquerque (“Circo das Ilusões”), do paulista Miltinho Edilberto (“Como Alcançar Uma Estrela”), uma releitura de “Não vem que não tem”, de José Orlando (originalmente gravada por Jackson do Pandeiro, a quem é feita a homenagem). Apresenta ainda seus textos de cordel, agora musicados, como “Bala Perdida” (com Adelson Vianna) e “Caminhos do Brasil” (com João Lira), escrita na métrica do martelo agalopado.