Talentos Brasil
08/03/2008
Célia Porto (cantora) e Renio Quintas (maestro)
O Talentos recebe a cantora Célia Porto, acompanhada do Maestro Renio Quintas, em um show gravado nos estúdios da TV Câmara.
Célia Porto
Célia Porto formou-se em letras pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB) e estudou canto na Escola de Música de Brasília. Durante muito tempo trabalhou a voz. Lançou três CDs: Célia Porto, Célia Porto canta com Legião Urbana e Palhaço Bonito.
Hoje está casada com Rênio Quintas, que é maestro e compositor, com o qual acaba de ter um filho. Célia já fez um trabalho com crianças carentes, ensinando música. Planeja no futuro voltar com um projeto voltado aos meninos de rua.
Renio Quintas
O Maestro Renio Quintas formou-se na Universidade de Brasília na Cadeira de Composição e Regência com o Maestro Cláudio Santoro, Estrutura Musical e Oficina Básica de Música com o Maestro Emílio Terraza. Fundou os principais Conjuntos Instrumentais de Brasília: Grupos Artimanha e Naipe, que iluminaram a Capital nas décadas de 80 e 90, trazendo para Brasília Prêmios Nacionais.
Criador de Trilhas Sonoras para Teatro, Cinema e Vídeo, destacando: "Araguaya - A Conspiração do Silêncio", de Ronaldo Duque; "O Guarda-Linhas", de Liloie Brigitte; "A TV que Virou Estrela de Cinema", longa de Yanko del Pino e Márcio Cúri; e trilhas para "Estação Ciência", transmitido em Rede Nacional pela TV Manchete.
Representou Brasília em Festivais de Jazz e Música Instrumental ao lado de monstros sagrados da MPB instrumental, tocou na ECO-92 no Rio de Janeiro, fez a abertura do show do Grupo MPB4 e Wagner Tiso no Projeto Temporadas Populares (Brasília), apresentou-se em Liverpool (Inglaterra), integrando o Grupo Cover dos Beatles de Brasília - Friends, tocou e fez arranjo com o Grupo Artimanha para a maioria dos cantores e instrumentistas que iniciaram e consolidaram sua carreira em Brasília, como Cássia Eller, Adriano Faquini , Jorge Helder, Adriano Giffoni, Toninho Maya, Widor Santiago (Periquito), Fernando Corbal e Flávio Fonseca.