Talentos Brasil
01/03/2008
Hamilton Pinheiro (baixista)
Hamilton Pinheiro nasceu em 1974 e aos 16 anos começou sua carreira como profissional em bandas de baile, em Natal (RN). Mudou-se para Brasília (DF) em 1996 e ingressou na Escola de Música de Brasília (EMB) em 1997. Participou do grupo "Dois de Ouro" a convite do bandolinista Hamilton de Holanda. Tornou-se professor de Contrabaixo Elétrico a partir de 2000.
O baixista sempre se apresenta com artistas nacionais. Com o grupo “Dois de Ouro” se apresentou em várias cidades, destacando as apresentações do Free Jazz Festival em 2000, a semifinal do Prêmio Visa 2001, realizada em Salvador (BA), e o Festival Internacional de Música de São Luíz (MA), em 2002. Já tocou com Rosa Passos, Zé Luiz Mazziotti, José Cabrera, Célia Rabelo, Carine Corrêa, Armandinho Macedo, Eduardo Neves, Ivanildo Sax de Ouro, Antenor Bogéa, Leonel Laterza, Quinteto Temperado e Wilson Bebel, entre muitos outros.
Gravou os CD´s "Dois de Ouro", do Grupo Dois de Ouro; "Diz que fui por aí", de Gabriel Grossi; o primeiro CD solo de Hamilton de Holanda; "Tesselas", de Luciana Oliveira e composições de Douglas Umberto; e "Esmeraldas", de Leonel Laterza, os quais foi produtor e arranjador. Dentre os artistas com quem dividiu faixas em CD´s constam Rosa Passos, Lula Galvão, Zé Luiz Mazziotti, Simone Guimarães, Dominguinhos, João Donato e Hermeto Pascoal.
Atualmente Hamilton Pinheiro realiza shows e workshops pelo Brasil, divulgando seu CD "Altos e Baixos", lançado em 2004. Recentemente ganhou o segundo lugar do Festival de Música do Sesc - Tributo a Brasília - com a música "Plano de Vôo"; e o terceiro lugar no Festival de Música de Brazlândia com a música "Mais rápido que o pensamento", ambas em parceria com Douglas Umberto.