Talentos Brasil

16/02/2008

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

16/02/2008

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Hamilton de Holanda (bandolinista)

Vigoroso, virtuoso, brilhante, sensível, único são alguns dos adjetivos constantes na carreira deste músico que reinventa o bandolim. Hamilton de Holanda é um artista versátil, com um trabalho maduro, respeitado pela classe e que carinhosamente recebeu da imprensa francesa o título de "Príncipe do Bandolim".

Ganhou por unanimidade, e nas duas categorias, erudito e popular, a única edição do Prêmio de Melhor Instrumentista Icatu Hartford de Artes 2001, o que lhe valeu um ano na França apenas com o objetivo de ampliar seus horizontes musicais e compor.

Hamilton adicionou duas cordas extras (10 no total) ao seu bandolim que associadas ao virtuosismo e energia de um astro de rock repaginou a imagem do instrumento elevando-o ao status de pop. Com a sua postura de artista principal, aliada à velocidade assombrosa de seus solos e aos improvisos magistrais e profundos criou o interesse em uma nova geração de se fazer um novo som, um novo timbre.

Em 2005 fez o show de lançamento oficial das comemorações do Ano do Brasil na França, no MIDEM - Cannes (principal feira de música do mundo) e conquistou com seu ousado CD solo “1 byte 10 cordas” - o restrito título CHOC da mais importante publicação européia de música “Le Monde de la Musique”.

Foi professor da Escola de Choro Raphael Rabello e considerado uma das grandes revelações entre instrumentistas brasileiros.

Seu último trabalho “BRASILIANOS” (2006) é um manifesto pela acessibilidade do grande público à música contemporânea brasileira feita pelos seus jovens virtuoses. É, juntamente com os seus contemporâneos jovens músicos de Brasília, uma das maiores expressões de um novo sotaque musical que o próprio Hamilton gosta de classificar como "brasilianidade". Atualmente se apresenta com seu grupo, formado por Daniel Santiago (violão), André Vasconcellos (baixo) e Márcio Bahia (bateria).

O Talentos com Hamilton de Holanda foi gravado no Teatro Nacional de Brasília.

Talentos Brasil

No ar desde fevereiro de 2000, Talentos Brasil se tornou um espaço reconhecido para artistas consagrados e novos nomes da música brasileira.

NOSSAS REDES