Talentos Brasil
24/03/2007
Antônio Carlos Bigonha (pianista e compositor)
Mineiro de Ubá, Minas Gerais, Antônio Carlos Bigonha radicou-se em Brasília há 20 anos. Começou aos sete anos o estudo do piano erudito e, desde cedo, interessou-se pela arte da composição. Cresceu sob a influência da música sacra da Matriz de São Januário, de festividades tradicionais mineiras como a Congada e sob o mito e legado de seu conterrâneo mais ilustre, Ary Barroso.
Concluiu o estudo técnico de piano junto à Academia Lorenzo Fernandes, no Rio de Janeiro. Obteve na Escola de Música de Brasília conhecimentos básicos de violino, flauta doce, canto coral e teoria musical. Estudou harmonia funcional com Nelson Faria e teoria de arranjo com Ian Guest.
O pianista dialoga com ritmos tradicionais e contemporâneos, como choro, valsa, bossa nova e jazz. Suas melodias refletem, também, conhecimento profundo da música de Villa-Lobos, Chopin e Debussy. Para Bigonha, "não há fronteira entre o clássico e o popular".
Em 2004 lançou seu primeiro CD, "Azulejando", integralmente autoral, com a participação de artistas de renome como Toninho Horta, Marina Machado, Chico Amaral e Juarez Moreira e de grandes músicos de Brasília e de Belo Horizonte, em projeto coordenado pelo destacado compositor e produtor musical mineiro Flávio Henrique.