Sempre Um Papo

15/09/2012

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

15/09/2012

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Lira Neto lança “Getúlio - Dos Anos de Formação à Conquista do Poder (1882-1930)” (bl.1)

O programa Sempre Um Papo apresenta o jornalista e escritor Lira Neto, lançando o livro “Getúlio - Dos Anos de Formação à Conquista do Poder (1882-1930)” (Companhia das Letras).

A trilogia Getúlio, da qual se lança agora o primeiro volume, vem suprir a lacuna de narrativas que reconstituíssem com isenção e detalhes a trajetória política e pessoal de um dos mais importantes personagens da história do Brasil no século XX. Ao longo de dois anos e meio, o autor se debruçou sobre uma vastíssima gama de documentos – muitos deles inéditos ou pouco explorados – para ajudar a decifrar a “esfinge Getúlio” e mostrar como foi possível que convivessem no mesmo indivíduo o revolucionário, o ditador, o reformador social e o demagogo.
Neste primeiro volume, o leitor acompanha Getúlio Vargas desde suas origens na pequena São Borja, filho de um estancieiro e veterano da Guerra do Paraguai, até a tomada do poder federal em decorrência da Revolução de 30, que, como nos mostra Lira Neto, ele comandou quase a contragosto. O segundo volume tratará da chamada Era Vargas, de 1930 a 1945, com especial destaque para a ditadura do Estado Novo; e o último abordará o “exílio” de Getúlio em São Borja e a volta à presidência pelo voto popular, até o suicídio em 1954.

Graças a documentos até então inexplorados, Lira Neto lança luz aqui a eventos antes obscuros da vida do biografado, como o do estudante paulista Carlos de Almeida Prado, morto em Ouro Preto por um irmão de Getúlio, quando este cursava o colégio na então capital mineira, e o assassinato de um índio por um certo Getúlio Dornelles Vargas no interior do RS, fato explorado politicamente décadas depois por seus adversários.

Lira Neto nasceu em Fortaleza em 1963. Jornalista e escritor, ganhou em 2007 o prêmio Jabuti de melhor biografia, por “O inimigo do rei: Uma biografia de José de Alencar” (Globo, 2006). Dele, a Companhia das Letras publicou, em 2009, “Padre Cícero – Poder, fé e guerra no sertão”, premiado com o Jabuti de segunda melhor biografia daquele ano. É autor também de “Maysa: Só numa multidão de amores” (Globo, 2007) e “Castello: A marcha para a ditadura” (Contexto, 2004).

Sempre Um Papo

Em parceria com a Associação Sempre Um Papo, a TV Câmara exibe quinzenalmente debates com escritores brasileiros, colocando frente a frente autor e leitor.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE