Por Dentro da Câmara

24/06/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

24/06/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Seminário aborda construções sustentáveis

As Comissões de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente fazem nesta quinta (24/6) seminário sobre construções sustentáveis. O encontro acontece no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. O deputado Paulo Teixeira (PT-SP), autor do requerimento para realização do seminário, ressalta a importância de uma maior eficiência energética nas construções e da preservação do meio ambiente.

Ele lembra que, como as mudanças climáticas são cada vez mais acentuadas – o que se pode constatar em Alagoas e Pernambuco, por exemplo, onde hoje se veem chuvas pesadas e inundações -, é fundamental diminuir os efeitos da ação humana nas cidades. “É nas cidades que se consome mais madeira, cimento, areia, que se emite mais gás carbônico e energia”, declara “Por isso, é preciso pensar em construir casas, hospitais, escolas, lojas e instituições com iluminação natural, ventilação natural, coleta seletiva de lixo e que economizem água e energia”. O deputado acha importante o uso de energia solar térmica, e que os estacionamentos e calçadas sejam mais verdes e não usem tanto concreto, ganhando em permeabilidade das águas das chuvas e em economia.

O seminário conta com a participação de parlamentares, representantes da indústria, de grandes instituições financeiras credoras de construção imobiliária, especialistas e acadêmicos brasileiros, e de arquitetos com experiências inovadoras, entre outros interessados.

Ao repercutir o apelo do vice-líder do Democratas para que o Governo vote a Emenda 29, Paulo Teixeira argumentou que foi a Oposição que cortou o orçamento da Saúde, quando derrubou a contribuição originária da CPMF. “Não adianta acelerar a votação de mais recursos para a Saúde, se não resolvermos de onde virão esses recursos”, declarou.

Por Dentro da Câmara

Tudo o que acontece no Congresso; a agenda das votações; a visão de parlamentares e especialistas.

NOSSAS REDES