Ponto de Vista

02/05/2025

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

02/05/2025

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Ponto de Vista - Série Migrações | Ep.1: Imigrantes brasileiros nos Estados Unidos

Nas últimas décadas do século XX, uma grande leva de brasileiros foi em busca do sonho americano, mantendo-se clandestinamente nos Estados Unidos. Muitos construíram uma vida de trabalho naquele país, na maior parte das vezes de forma ilegal.

Agora, anos depois, com a nova política contra os imigrantes do governo Trump, muitos estão ameaçados de ter que jogar fora toda uma vida e recomeçar no Brasil.

Este é o primeiro de uma série de quatro episódios do Ponto de Vista sobre Migrações. A convidada deste primeiro episódio é a socióloga e professora pernambucana, Teresa Sales, que conhece como poucos as histórias dos grupos que se estabeleceram em Massachusetts, nos Estados Unidos. Pioneira no estudo da imigração brasileira na América do Norte, ela morou por anos em Boston, primeiro fazendo seu pós-doutorado no MIT (Massachusetts Institute of Technology), e depois como estudante visitante da Universidade de Harvard. Dedicava seu tempo ao convívio com brasileiros que chegavam aos milhares a várias cidades da região, vindos principalmente de Minas Gerais. Sua pesquisa de campo deu origem ao livro já clássico na área, "Brasileiros longe de casa", de 1999. A publicação influenciou uma geração de pesquisadores no tema.

 

 

Apresentação: Mariana Medeiros
Direção: Rosana Ferreira
Produção: Fábio Medeiros

Ponto de Vista

Programa traz entrevistas com especialistas que analisam temas fundamentais para nossa sociedade.

Estreia: sexta-feira, às 20h | Reprises: sábado, às 9h30 e 23h / domingo, às 7h e às 15h30 / segunda-feira, às 13h e às 23h / quarta-feira, às 21h30.

NOSSAS REDES