Participação Popular

09/12/2019 - 13h00

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

09/12/2019 - 13h00

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Transplante de órgãos e a vontade da família

 

O tema da doação de órgãos voltou ao debate nacional com a notícia de que o apresentador Gugu Liberato, morto no dia 22 de novembro, foi um doador. Para o grupo de pessoas que aguarda na fila de transplantes, a atitude do apresentador e da família dele pode representar a cura.

Para que os órgãos sejam doados após a morte, além do desejo em vida da pessoa, é fundamental que a família autorize o procedimento. Por isso, a importância de comunicar em vida os familiares e amigos.

O Brasil tem o maior sistema público de transplantes do mundo. Nos últimos 10 anos houve um amento no número de transplantes. De janeiro a setembro desse ano, foram realizados 5.807 transplantes de órgãos de pessoas falecidas, quase 11 mil transplantes de córneas e tecidos e 2.575 de medulas ósseas. Mesmo assim, mais de 40 mil pessoas aguardam na fila por uma chance.

No Participação Popular do dia 9/12 debatemos sobre o funciona o sistema brasileiro de transplantes e tirar as dúvidas que ainda possam impedir você de ser um doador.

Participam:

  • Deputado Wilson Santiago – PTB/PB (autor do PL 5368/2019);
  • Romulo Maroccolo Filho - Chefe do Centro de Transplantes do Hospital Universitário de Brasília, médico urologista da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Distrito Federal e da Universidade de Brasília;
  • Nelma Rodrigues da Silva– professora aposentada, transplantada renal;
  • Manoel Messias dos Santos – transplantado cardíaco;
  • Comando de Operações Aeroespaciais da FAB – Força Aérea Brasileira.

Apresentação – Fabrício Rocha

Direção – Iroã Simões

Reportagem – Paulo José

Produção – Rosana Ferreira

Participação Popular vai ao ar na segunda-feira,ao vivo,das 13h às 14h,na TV Câmara, no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e no canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br , pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573, pelo chat do YouTube e também pelo Twitter e Facebook da @tvcamara, que fara transmissão simultânea com a TV Câmara.

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE