Participação Popular
21/10/2019 - 13h00
Pesquisas Clínicas em Seres Humanos
A Câmara dos Deputados discute o projeto de lei 7082/2017, que estabelece novas regras para orientar pesquisas clínicas em seres humanos feitas por instituições públicas e privadas. Pesquisas clínicas são avaliações de eficácia e segurança dos medicamentos que precisam ser testados em seres humanos. Pacientes portadores de doenças raras, câncer ou doenças infecciosas, entre outras, querem ter acesso a medicamentos que possam curá-los, mas as pesquisas clínicas devem assegurar direitos e princípios éticos na relação entre pesquisador e paciente e, ao mesmo tempo, agilidade na análise e no registro de medicamentos no país. O processo para liberação de uma nova droga passa pela pesquisa básica, descoberta, estudos pré-clínicos e estudos clínicos - um longo caminho pode levar anos até que esta chegue aos pacientes. Além da indústria farmacêutica, a pesquisa clínica no Brasil é desenvolvida sobretudo por universidades.
No Participação Popular você vai entender como é esse processo e o que está em discussão no Congresso.
Convidados:
1- Jorge Alves Venâncio - Coordenador da CONEP - Comissão Nacional de Ética em Pesquisa;
2- Eduardo Freire Vasconcellos, especialista em endocrinologia e geriatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos/ Diretor do Instituto L2 IP - Instituto de Pesquisas Clínicas
3- Marla Teresa Iglesias Maia – bancária (mãe de portador da doença rara, Ataxia de Friedreich)
- Por Skype, do Rio de Janeiro: Valdiléia Gonçalves Veloso dos Santos - Diretora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas-Unidade da Fiocruz voltada para a pesquisa clínica, ensino, serviços de referência e assistência em doenças infecciosas. Integra a Rede de Pesquisa Clínica da Fundação Oswaldo Cruz.
- Salão Verde com: Deputado Federal Hiran Gonçalves - PP/RR (foi relator do PL 7082/2017 na Comissão de Seguridade e Família)
- Entrevista no centro de Brasília: aposentado Rui Eduardo Pamplona.
Assista e participe desse programa. Ele vai ao ar na segunda-feira,ao vivo,das 13h às 14h,na TV Câmara, no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e no canal da Câmara no YouTube (câmera.leg.br/youtube). Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br , pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.
Apresentação: Fabrício Rocha Direção: Iroã Simões Reportagem: Mariana Przytyk
Produção: Rosana Ferreira