Participação Popular

01/07/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

01/07/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Alcoolismo na adolescência

Apesar da lei que criminaliza a venda de bebida alcóolica para menores de 18 anos, os adolescentes, principalmente as meninas, estão experimentando e bebendo mais. De acordo com a última pesquisa realizada em 2015 pelo IBGE, a idade média de consumo entre os adolescentes é de 12,5 anos. Casos de embriaguez, chamados de BPE (Beber Pesado Episódico), aumentaram de aproximadamente 13% para 20% entre 2010 e 2016. Responsáveis pelo aumento de consumo, as mulheres são mais suscetíveis aos efeitos do álcool e o cérebro dos adolescentes ainda não está completamente desenvolvido, o que torna o problema ainda mais preocupante.
Os dados foram divulgados recentemente pelo CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – baseados em pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, IBGE e Organização Mundial da Saúde.
O Participação Popular recebe especialistas para tentar compreender esse comportamento e ajudar os pais e responsáveis a prevenir e lidar com a questão.

Assista e participe desse programa. Ele vai ao ar, ao vivo, segunda-feira, das 13h às 14 horas na TV Câmara, no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube.

Convidados:

1- Monica Mulatinho - médica hebiatra / ex-chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente do GDF;
2- Joao Bezerra – psicólogo / colaborador do AA -Alcóolicos Anônimos do Brasil
3 - Por Skype: Erica Siu - especialista em dependência química pelo Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA), da Faculdade de Medicina da USP e Coordenadora do CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool)

4 - Por telefone, de Boa Vista: deputado federal Hiran Gonçalves (PP-RR)

Esse programa vai ao ar na segunda-feira, ao vivo,das 13h às 14h,na TV Câmara,no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br , pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Apresentação - Fabrício Rocha
Direção - Iroã Simões
Repórter - Marcelo Westphalem
Produção - Rosana Ferreira

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES