Participação Popular

27/05/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

27/05/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Programa Antártico Brasileiro

Um continente isolado, com temperaturas que podem chegar a 89 graus negativos, em algumas regiões, e que contém em suas camadas de gelo a maior quantidade de água doce do planeta. Sua área é equivalente ao tamanho dos territórios do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Bolívia juntos e seus mares abrigam abundantes comunidades biológicas. É assim o Continente Antártico! Para além do isolamento e condições extremas de sobrevivência, esse continente mais limpo e puro é o termômetro do mundo, referência para a ciência estudar as mudanças climáticas na Terra. Desde 1982, o Brasil mantém o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), que permitiu ao Brasil realizar diversas pesquisas científicas na região e entrar para um seleto grupo do Tratado da Antártica, que hoje reúne 53 países dos quais 29 são membros consultivos.
Recentemente a Marinha do Brasil inaugurou a nova infraestrutura de telecomunicações na Estação Antártica Comandante Ferraz, que abriga cientistas e militares, e está localizada na Baía do Almirantado, na ilha Rei George. Inaugurada em 1984, a previsão é de que a estação volte a funcionar no ano que vem, após ter sido quase totalmente destruída por um incêndio em 2012.

Convidados:

1- Almirante Sérgio Gago Guida-Secretário da Comissão Interministerial para Assuntos do Mar (SECIRM) – Marinha do Brasil

2- Professor-Doutor, Paulo Aguiar Saraiva Câmara, do Depto de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília; Coordenador de projetos do Programa Antártico Brasileiro

Por telefone, de Salvador: Deputado Federal José Rocha (PL-BA) ,Vice- líder do Governo no Congresso Nacional e Coordenador da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Programa Antártico Brasileiro.

Esse programa vai ao ar na segunda-feira, ao vivo,das 13h às 14h,na TV Câmara,no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br , pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Apresentação: Ginny Morais / Direção: Iroã Simões
Repórter: Marcelo Westphalem
Produção: Rosana Ferreira

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES